Feminina (Quadra)

A Seleção Feminina de Vôlei do Brasil foi montada em 1951 e estreou com medalha de ouro no Campeonato Sul-Americano. Até o início dos anos 1990, os melhores desempenhos das meninas se davam nas competições continentais.

Em 1994, quando o técnico Bernardo Rezende assumiu o comando da seleção, o time feminino foi vice-campeão do Mundial de Vôlei, medalha de ouro no Grand Prix e medalha de prata Campeonato Mundial de Vôlei no ano seguinte. A equipe era formado pelas atletas Ana Moser, Fernanda Venturini, Ana Paula, Márcia Fú, Fofão, Virna, Hilma e Leila. Vinte e dois anos depois, nenhuma das atletas continua na ativa. A última a deixar as qudras foi a levantadora Fernanda Venturini, que defendeu a equipe do Rio de Janeiro até 2012.

Em 1999, com a saída de Bernardinho, o Brasil passou ao comando do técnico Marco Aurélio Motta. Foram quatro anos sem títulos e marcados pela saída de algumas jogadoras da seleção, que não concordavam com o trabalho do técnico. Ele foi técnico da seleção da Turquia, mas deixou o comando da equipe em 2012.

Em 2003, o ex-levantador José Roberto Guimarães formou uma equipe renovada: Mari, Sheilla, Sassá, Paula Pequeno, Carol Gattaz, Fabi Alvim, Fabiana Claudino, Arlene, Valeskinha e Jaqueline. Em 2008, voltaram à seleção Walewska, a levantadora Fofão e a meio de rede Thaisa Daher.

Sob o comando de José Roberto Ghuimarães, as meninas do vôlei conquistaram o bicampeonato olímpico, com duas medalhas de ouro sobre os Estados Unidos, nos Jogos Olímpicos de Pequim (2008) e Londres (2012). Em 2016, a seleção feminina não chegou à disputa por medalhas na Olimpíada do Rio de Janeiro. Após o corte da líbero Camila Brait, que acabou anunciando o fim dos trabalhos com a seleção, também prometeram aposentadoria da seleção as bi-campeãs olímpicas Fabiana Claudino e Sheilla.

Títulos:

4 medalhas em Olimpíadas: 2 ouros (Pequim e Londres) e dois bronzes (Sydney e Atlanta)

9 medalhas em Jogos Pan-Americanos: 4 ouros, 3 pratas e 2 bronzes

2 medalhas de ouro nos Jogos Mundiais Militares, em 2011 em 2015

7 medalhas no Monteux Volley Masters: 5 ouros, 1 prata e 1 bronze

4 medalhas na World Grand Champions Cup: 2 ouros, 1 prata e 1 bronze

11 vezes campeãs do Grand Prix de Vôlei

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s